Image Map

4.09.2014

Florescer das Sakuras no Japão


     Se tem uma coisa que eu acho lindo é a temporada da Sakura no japão. Já  começou a florescer a Sakura, que simboliza a chegada da primavera no Japão.
  
   Essa época é uma das mais bonitas pra visitar o Japão,  já que é quando as flores de cerejeiras,  florescem. Elas começam a florescer a partir da região sul e vai subindo para as outras regiões do país, isso acontece no fim de março à começo de abril, quando tem uma elevação da temperatura. A floração do Sakura é muito curta, do surgimento até cair são mais ou menos duas  semanas, e o vento ou chuva podem encurtar ainda mais esse período. O desabrochar do Sakura é tão importante para o povo japonês que tem até previsão especial do início do florescer e pico por cidade. São até  divulgados boletins pela tv, jornal e internet.  
  
   Nem um país do mundo comemora a chegada da primavera, como os  japão. Eles se reúnen nos parques com familiares amigos, colegas de trabalho para fazer  piqueniques nos pés das  cerejeiras e contemplar a floração. Pétalas caem como confetes, crianças brincam como nós   brincamos  no carnaval , os riachos ficam rosados o chão cobertos de flores. Mímicos, músicos é palhaços divertem a população.

  Com as pétalas da cerejeira pode ser feito chás, decoração de festas como casamentos,entre outras.Tem uma infinidade de produtos com essência e gosto da Sakura desde     bolos,chocolates,sucos,sorvetes. Mas isso aqui no Brasil não é muito comum essas coisas e mais do gosto dos orientais.


  Mas pra que não pode ir ao Japão ( eu ) aqui no brasil também  tem a famosa cerejeira, como nosso pais predomina o calor , só pode ser encontrada em cidades frias. No japão tem a festa da cerejeira, é aqui não tem? Tem sim, as festas aqui e feita pelos imigrantes que é  para lembrar seus costumes , sempre há dança, musicas e comidas japonesas.
  Por estamos no hemisfério sul, a floração acontece normalmente entre julho e setembro, isso vai depender da cidade.Nove cidades brasileiras  realizam essas  festas anualmente: Apucarana (PR), Frei Rogério (SC), no estado de São Paulo,Garça, Piedade,Suzano,São Rogue,São Bernado dos Campos e na capital.


  
A Lenda

  A lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.
Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.
A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.


















Não é lindo meninas?. É isso  gente, espero que gostem e até a próxima. Bjos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário