Image Map

7.21.2016

♥Lavando o Cabelo com a Técnica Co-Wash♥



Olá pessoal!
Como eu havia dito no post "Como lavar os Cabelos Corretamente", hoje irei falar um pouco sobre a técnica ‘Co-wash’. Acho que muitas meninas já conhecem esse método de lavagem capilar, mas resolvi falar um pouco sobre o ‘Co-wash’ aqui no Blog Chili porque muitas pessoas me perguntam sobre o assunto, então vamos lá:

Essa técnica é ótima para ser usada em dias quentes de verão, após a academia, quando você sabe que seus fios precisam de uma limpeza, mas o uso do shampoo todos os dias resseca os cabelos. Essa técnica pode ser usada em todos os tipos de cabelos.

Normalmente, o ‘Co-wash’ está relacionado às técnicas de ‘no/low poo’, e é praticado especialmente por pessoas que aderem a essas técnicas. No entanto, qualquer pessoa pode fazer lavagem com condicionador.

O que é ‘Co-wash’ e como fazer.

Co-wash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.
Os sulfatos, encontrados na grande maioria dos shampoos, são agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma. Porém, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo. Foi em função desses danos que surgiram técnicas como o ‘Co-wash’, com produtos que não contêm elementos indesejados como: parafina líquida, silicones e derivados do petróleo em geral, ingredientes muito comuns nos cosméticos e que criam uma "capa" sobre o fio. Por isso infelizmente não pode ser qualquer tipo de condicionador. Quem está pensando em aderir, é bom saber que antes é preciso gastar um tempinho procurando o condicionador ideal.
É justamente por causa de tais proibições que quem adere à técnica costuma se tornar expert em ler rótulos, para se certificar de que o produto é liberado. Mesmo que você não faça ‘low poo’ ou ‘no poo’, o ‘Co-wash’ deve ser feito com condicionador sem esses componentes, nenhum deles, porque só assim você vai promover limpeza sem acumular resíduos nos fios.


Produtos liberados para ‘Co-wash’


Eu comecei essa técnica a pouco tempo e o produto que venho usando é o famoso Yamasterol, mas existem outros produtos no mercado que também podem ser utilizados para o ‘Co-wash’.

Algumas dicas para vocês:











Todos esses produtos preenchem os requisitos da técnica e podem ser comprados online, em farmácias ou supermercados. As faixas de preço são democráticas e cabem em orçamentos diferentes, o que torna possível encontrar um produto bom para o seu cabelo sem gastar muito.


Como fazer


Depois de ter escolhido o condicionador com cuidado, mãos à obra. Sugiro intercalar o ‘Co-wash’ e lavagens tradicionais, usando shampoo com agentes de limpeza suaves. A maioria dos infantis entram nessa categoria. Com os cabelos bem molhados, coloque uma pequena quantidade de condicionador na mão e, com as pontas dos dedos, massageie bem o couro cabeludo. Saiba que essa etapa é essencial. Uma massagem bem-feita é o mais importante para que haja uma higienização efetiva. Por isso, não pode ser realizada com pressa, enxague muito bem para remover resíduos e sujeiras. Por fim, aplique novamente o condicionador, dessa vez apenas para condicionar.

Benefícios do ‘Co-wash’


O maravilhoso dessa técnica é que fios lisos, ondulados, encaracolados e crespos podem apostar no ‘Co-wash’. Tingidos ou quimicamente tratados também podem investir na técnica. Os ondulados, cacheados e crespos, principalmente, se beneficiam: Os cachos ficam sem ‘frizz’ e deixam de ficar opacos, porque as cutículas dos fios não são muito abertas, preservando os nutrientes.

Eu faço esse método 1 a 2 vezes por semana e nas outras lavagens, uso o shampoo sem sulfato normalmente, meus fios eram muitos ressecados, mas depois que comecei a fazer ‘Co-wash’, mudou muito a aparência dos cabelos, sinto ele muito mais hidratado e com brilho. Uma coisa que eu reclamava muito nos meus fios era o aspecto opaco, hoje em dia não tenho mais esse problema. Estou amando essa técnica e pretendo continuar com o método.

‘Espero que tenham gostado do post, não sou nenhuma expert no assunto, mas espero ter ajudado alguém com esse post. E você que já conhece e faz uso dessa técnica, me conta como está sendo sua experiencia. Bjos  e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Eu não sabia dessa técnica, parece ser bem interessante ;)

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super indico essa técnica, faz o teste e me fala o que achou. Bjos

      Excluir