Image Map

7.20.2016

♥Umectação Capilar♥



 Olá chilis!

 Hoje vou falar de um assunto muito conhecido pelas cacheadas, que é a  umectação capilar. quem tem os cabelos cacheados, sofre muito com o cabelo ressecado, por ser mais seco  do que os outros tipos de cabelos acaba que necessita de mais cuidados. Por isso essa técnica e muito usadas por cacheadas, mas a umectação pode ser usado em qualquer tipo de cabelo. Se seu cabelo está ressecado, com pontas duplas, opaco, quebradiço sem vida! continue lendo o post que você vai saber como mudar isso.

O que é umectação capilar

Umectação capilar resume em cobrir o fio com óleos vegetais, e fazer uma boa massagem no couro cabeludo. Essa Técnica é muito usada pelas indianas, que diz que o segredo dos cabelos delas serem tão grandes e brilhosos e a umectação unida da massagem capilar.


Quem pode fazer umectação


A umectação pode ser feita em qualquer cabelo, não há limitações quanto a isso. Todo e qualquer cabelo precisa repor a gordura boa dos fios e isso é feito através da nutrição (seja com óleo, manteiga ou alguma máscara de nutrição). Então mesmo se o seu cabelo for oleoso, você pode fazer a umectação sem nenhum problema. Os crespos, em específico, se beneficiam ainda mais dos resultados. Como o formato espiral dos fios dificulta a distribuição da oleosidade natural ao longo dos fios, a umectação ajuda a manter as pontas hidratas e macias, o que é fundamental para definir os cachos.


Que tipo de óleo usar


A escolha do óleo é muito importante, a umectação  só deve ser feita com óleo 100% vegetal, para não te dúvida na hora de escolher o óleo certo e só conferir se ele e extra virgem. Os óleos minerais não devem ser usados, assim como parafina, silicone, vaselina.  Pode ser o óleo que você quiser: óleo de coco, óleo de amêndoas doce, óleo de cártamo, óleo de abacate ou o nosso velho e conhecido azeite de oliva extra virgem.


Algumas Dicas:





Como fazer a umectação 


Com o cabelo sujo, aplique o óleo em todo o cabelo mecha por mecha, e faça uma boa massagem nos  fios, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente. a massagem é um passo muito importante da umectação, esta é a garantia de que o cabelo vai permanecer macio e sedoso, com aspecto saudável, por mais tempo.
 Durante esse tempo, o produto vai penetrar na fibra capilar, hidratando-a e selando as cutículas, o que ajuda a reter a umidade. Você pode fazer a umectação de várias formas,  as que eu mais conheço é: dormi com o óleo no cabelo envolvido em uma touca de preferencia de cetim, mas não vou negar que me incomoda muito dormi com o óleo no cabelo, mas o sinto que o resultado e bem melhor.

A outra forma e fazer a umectação antes da lavagem dos cabelos, como um pré-shampoo ( pré-poo), você pode aplicar o óleo umas duas horas antes de fazer a lavagem. Das duas forma é importante lavar bem o cabelo para tirar todo o óleo. Lave com o shampoo de sua preferencia, o menos duas vezes para os fios ficarem bem limpos, e não ficar os  com aspecto pesado, grudento e oleoso,  em seguida use um condicionador leve, passando apenas nas pontas. Enxágue em água fria no máximo água morna.

Resultado


Seus fios vão ficar, encorpados, muito macio, alinhados, sem frizz, com brilho e muito sedoso. Ajuda no crescimento capilar, no tratamento das caspas, trata cabelos danificados com ponta duplas e  quebradiços.  


Obs:  você não deve repetir demais o processo, é possível que seu cabelo ganhe um aspecto oleoso com o excesso. O ideal, segundo os profissionais, é fazer a umectação em uma frequência de uma vez a cada quinze dias ou uma vez por semana, intercalando com outros cuidados.



Uma dica legal para potencializar seu óleo é fazer uma receitinha caseira de óleo de cenoura.


Ingredientes:
  • 2 a 4 cenouras
  • Azeite de Oliva Extra Virgem  


Modo de Preparo:

  • Descasque e rale as cenouras.
  • Cubra as cenouras com azeite de oliva em um recipiente de vidro. A quantidade correta de azeite deve ser o suficiente para cobrir as cenouras.
  • Tampe e leve para geladeira deixando curtir por 48hs ou mais, até que elas fiquem macias ou que o azeite tenha ficado laranja.
  • Passe a mistura pelo coador e a parte que ficar óleo deposite no recipiente para armazenar. Mantenha o óleo de cenoura refrigerado entre os usos.

Eu amo o resultado que a umectação dá ao meu cabelo, ele fica muito macio com brilho e meus cachos ficam mais definidos, o melhor que ela acaba com as pontas duplas e ressecadas, desde que comecei a usar essa técnica não tenho mais problemas com o cabelo ressecado. 
Gostaram gente ? Eu espero que sim. Façam o teste, com certeza vocês vão amar o resultado. Bjos! Até o próximo post.


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Quero saber o resultando en!Bjos e Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Nunca fiz, mas adorei as dicas, pretendo fazer com óleo de coco
    Beijos
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica, faz o teste e me fala o que achou. Bjos!

      Excluir
  3. Amei as dicas.
    Faço sempre com azeite extra virgem, mas da última vez, fiz com óleo de coco. Uma dúvida que tenho é se depois de fazer a umectação e lavar posso hidratar ou passar a máscara de nutrição?
    Sucesso!
    Beijo, beijo, beijo!

    Também tenho um blog. Se puder, me faça uma visita!
    Delírios de Uma Menina de 20 e Poucos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day,Então não acho necessário fazer hidratação após a umectação, pois a umectação já é um processo de nutrição. Após a lavagem, faz somente o uso do condicionar para selar as cutículas capilares. Bjos é obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Amei a dica, já tinha ouvido falar mas não sabia como fazer. Um grande abraço e sucesso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Edna! Tenta fazer essa técnica em casa, tenho certeza que vai gostar do resultado. Bjos!

      Excluir
  5. Adorei a dica. Eu sempre ouço falar mas nunca fiz, acho que vale a pena tentar :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou flor. Faz o menos uma vez, para você o resultado legal que vai dá no seu cabelo. Bjos!

    ResponderExcluir